segunda-feira, 19 de julho de 2010

"97% das escolas que estão abaixo da média do ENEM são escolas públicas"

O Jornal Nacional acabou de dispensar alguns minutos, uns três talvez, para noticiar que o resultado de 2009 do ENEM demonstra a distância entre as realidades de escolas públicas e privadas.
Entre os 20 primeiros colocados, uma escola federal, uma estadual e 18 privadas.
Mas: quanto será a mensalidade no Colégio Vértice ou no Instituto Dom Barreto? Quantos são alunos por sala nessas escolas? Quais as estruturas que cada uma delas tem?

Enquanto isso, nas escolas públicas, cada vez mais superlotadas as salas de aulas, cada vez mais difíceis as condições de trabalho, cada vez mais sucateada a educação. Depois da 2.600ª colocação, mais ou menos, elas começam a aparecer com maior freqüência no ranking.
Esse é um país que vai pra frente: os alunos do Colégio Vértice e do Instituto Dom Barreto já têm suas vagas garantidas nas melhores universidades públicas do país. Mas e os alunos da escola Estadual Osvaldo C. Pereira ou da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, para onde vão?
E deixemos a hipocrisia de lado: depois que se descobriu ser a educação um bom negócio, quem estaria interessado em manter a qualidade das escolas públicas - a Rede Globo?

Um comentário:

borbonhoca disse...

enem me diga algo que contrarie as vastas estatisticas do nada...enem podemos nos manifestar de fato...ha tempos que nada nos leva a festar e o unico mani...é o queísmo...enem todos podem participar...enem todos opinam...enem sei mais o que estamos dizendo ou fazendo...afinal, quando há farinha...falta saco e quando a farinha por falta de saco se amoita em qualquer lugar...as possiblididades de discussões desaparecem...por que se há farinha estão todas correndo pra caber no mesmo saco...mas temos muito...muito a fazer...evoé!!!